fbpx

Mito ou realidade: o sentido para antissepsia impacta na redução de infecção de corrente sanguínea?

Feche seus olhos e por alguns instantes imagine-se participando de um treinamento prático de boas práticas de acesso ao cateter totalmente implantado. Já se perguntou qual é o movimento mais adequado para o preparo da pele: movimentos circulares, a partir do centro em direção à periferia ou a técnica básica de vai e vem?

As recomendações da ANVISA (2017) sobre preparo da pele para inserção de cateter venoso central propõem:

“ Realizar fricção da pele com solução a base de álcool: gliconato de clorexidina > 0,5%, iodopovidona – PVP-I alcoólico 10% ou álcool 70%7,33-35. (I) 

• Tempo de aplicação da clorexidina é de 30 segundos enquanto o do PVPI é de 1,5 a 2,0 minutos. Indica-se que a aplicação da clorexidina deva ser realizada por meio de movimentos de vai e vem e do PVPI com movimentos circulares (dentro para fora). (III) 

• Aguarde a secagem espontânea do antisséptico antes de proceder à punção. (III)

Imagina-se que após esta leitura esteja se perguntando: o tipo de movimento realizado durante a aplicação do antisséptico na pele faz alguma diferença sobre o seu mecanismo de ação?

Enfim, graças a literatura científica é possível dirimir esta dúvida. Publicado recentemente, o estudo randomizado alemão “The two techniques most commonly used to apply antiseptic to the skin are the concentric circle and back-and-forth techniques”, escrito por Carre Y, Moal B, et. al., nos mostra que não houve redução da taxa de infecção de corrente sanguínea quando comparadas as duas técnicas de para antissepsia da pele [movimentos do centro para a periferia ou técnica de vai e vem]. O achado do estudo é não houve diferença clínica significativa na redução da quantidade de microrganismos quando se comparam as duas técnicas utilizadas após os 30 segundos que leva a secagem do antisséptico. Este achado tem um impacto significativo no tempo necessário à preparação prévia da pele para inserção do cateter, pois não há ainda argumento que justifique a aplicação durante 30 segundos, já que uma única “passagem” em círculos concêntricos foi muito mais rápida com resultados semelhantes. 

E em sua prática diária, a rotina é realizar movimentos circulares durante 30 segundos? Comente conosco o que pensa a respeito dos achados deste estudo.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
bmr-logo-hor-rodape

BMR Medical Ltda
BR 116, km 1,4, nº 1440
Campina Grande do Sul
83430-000  – Paraná – Brasil
+55 41 3093-3900

2019 BMR medical® Todos os direitos reservados.

pt_BR
en_US pt_BR