fbpx

Cuidados com o Acesso Central e os custos associados

Cada vez mais a evolução dos produtos médicos baseia-se na equiparação do risco ao paciente, incidência e equilíbrio financeiro para a adequação da suposta nova padronização.

O recente artigo científico publicado na Research Gate ¹, relacionou o custo estimado, por paciente, para o tratamento de infecção causada por complicações decorrentes do acesso venoso. Tanto nos EUA quanto na China o custo para tratamento varia entre 3.700 a 39.000 dólares. Já na Europa, o percentual estimado é de  8.810 euros, por complicação. Aliás, os autores estiveram focados nos pacientes oncológicos e hematológicos.

Segundo Healthcare Infection Control Practices Advisory Committee (HICPAC), 33 mil mortes por ano podem ser associadas às CLABSI, em português, infecção sanguínea associada a cateter central.

Para nos ajudar com a reflexão sobre o custo benefício, o National Institutes of Health publicou, em novembro de 2020, o artigo Care of a Central Line, dos autores Matthew Ball e Abhishek Singh, em que a pontua as rotinas recém estabelecidas para que se evite danos associados às infecções de CVCs, tal como: mortalidade, aumento do custos com uso de materiais e medicamentos para combate a estas infecções que poderiam ser evitadas.

Além da higienização das mãos, os autores encorajam o uso de luvas estéreis para aditivação do cateter e troca de curativos, assim como os pacientes também devem ser encorajados a reportar qualquer dor no sítio de punção.

Quanto ao curativo, o artigo também enfatiza que o serviço troque o uso de gazes por películas transparentes estéreis. A recomendação é acompanhada por outras duas citações de estudos independentes, que comparam a redução de infecção em cateteres ocluídos com curativos feitos com películas transparentes e gazes. ² ³

Referências

¹ Baier C, et al. Incidence, risk factors and healthcare costs of central line-associated nosocomial bloodstream infections in hematologic and oncologic patients

² Raad II, et al. Prevention of central venous catheter-related infections by using maximal sterile barrier precautions during insertion

³ Danks LA. Central venous catheter: a review os skin cleansing and dressings 

Ball M, Singh A. Care Of A Central Line. 2020 Nov 1. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2020 Jan–. PMID: 33232068.    

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
bmr-logo-hor-rodape

BMR Medical Ltda
BR 116, km 1,4, nº 1440
Campina Grande do Sul
83430-000  – Paraná – Brasil
+55 41 3093-3900

2019 BMR medical® Todos os direitos reservados.

pt_BR
en_US pt_BR