fbpx

Avental para quimioterapia: segurança contra a exposição ocupacional aos agentes citotóxicos

Nos últimos 20 anos, um consórcio internacional de especialistas em conteúdo  de saúde ocupacional, farmácia hospitalar e enfermagem oncológica se dedicam em nos manter atualizados quanto às recomendações (baseadas em evidências) para práticas seguras quanto ao transporte, armazenamento, manipulação, administração e eliminação de medicamentos perigosos (OSHA 1999; ISOPP 2007; Polovich 2011; ASHP 2006; NIOSH 2004). 

Todos estes documentos culminam em controles que o serviço de oncologia precisa manter atualizados para agregar: (1) soluções de engenharia para isolar fisicamente o trabalhador da exposição aos medicamentos perigosos; (2) controles administrativos e práticas de trabalho que minimizem ainda mais o contato com medicamentos perigosos por meio de uma organização de trabalho designada, formação especializada dos trabalhadores e métodos específicos utilizados para executar tarefas de trabalho; e (3) uso de equipamentos de proteção individual e vestuário, para minimizar o risco de contato do medicamento com a pele ou com as vias respiratórias.

O EPI (Equipamento de Proteção Individual) descrito na NR-6, norma regulamentadora, especifica quais itens um trabalhador precisa utilizar para tornar o trabalho seguro. Reforçando a oncologia, segundo a Oncology Nursing Society (ONS), o avental deve ser classificado para resistir à quimioterapia. 

Como sabemos, a  exposição ocupacional aos agentes citotóxicos pode resultar em danos para a saúde dos trabalhadores que os manuseiam, quer seja na fabricação, manipulação, preparação, armazenamento, administração, transporte ou descarte destes fármacos. Inclusive, a USP General Chapter <800> Hazardous Drugs – Handling in Healthcare Setting, de 2019, especifica que os profissionais das funções a seguir precisam fazer uso de aventais testados para quimioterapia: recebimento, estoque, transporte, farmácia (estéril e não estéril), controle de derramamento, administração do medicamento (desativação do acesso), limpeza e eliminação de resíduos. 

Alicerçada nas recomendações internacionais, a BMR Medical lança no mercado nacional o OncoSafe® Avental Hospitalar Descartável para Quimioterapia, Estéril e Não Estéril, testado para agregar segurança aos profissionais que irão manusear quimioterápicos. Para o CEO Rafael Martinelli de Oliveira, o OncoSafe® Avental irá preencher uma lacuna importante do mercado para garantir mais segurança aos profissionais de oncologia. 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
bmr-logo-hor-rodape

BMR Medical Ltda
BR 116, km 1,4, nº 1440
Campina Grande do Sul
83430-000  – Paraná – Brasil
+55 41 3093-3900

2019 BMR medical® Todos os direitos reservados.

pt_BR
en_US pt_BR