Nos últimos 20 anos, um consórcio internacional de especialistas em conteúdo de saúde ocupacional, farmácia hospitalar e enfermagem oncológica se dedicam em nos manter atualizados quanto às recomendações (baseadas em evidências) para práticas seguras quanto ao transporte, armazenamento, manipulação, administração e eliminação de medicamentos perigosos (OSHA 1999; ISOPP 2007; Polovich 2011; ASHP 2006; NIOSH 2004).
Todos estes documentos culminam em controles que o serviço de oncologia precisa manter atualizados para agregar: (1) soluções de engenharia para isolar fisicamente o trabalhador da exposição aos medicamentos perigosos; (2) controles administrativos e práticas de trabalho que minimizem ainda mais o contato com medicamentos perigosos por meio de uma organização de trabalho designada, formação especializada dos trabalhadores e métodos específicos utilizados para executar tarefas de trabalho; e (3) uso de equipamentos de proteção individual e vestuário, para minimizar o risco de contato do medicamento com a pele ou com as vias respiratórias.
O EPI (Equipamento de Proteção Individual) descrito na NR-6, norma regulamentadora, especifica quais itens um trabalhador precisa utilizar para tornar o trabalho seguro. Reforçando a oncologia, segundo a Oncology Nursing Society (ONS), o avental deve ser classificado para resistir à quimioterapia.
Como sabemos, a exposição ocupacional aos agentes citotóxicos pode resultar em danos para a saúde dos trabalhadores que os manuseiam, quer seja na fabricação, manipulação, preparação, armazenamento, administração, transporte ou descarte destes fármacos. Inclusive, a USP General Chapter <800> Hazardous Drugs – Handling in Healthcare Setting, de 2019, especifica que os profissionais das funções a seguir precisam fazer uso de aventais testados para quimioterapia: recebimento, estoque, transporte, farmácia (estéril e não estéril), controle de derramamento, administração do medicamento (desativação do acesso), limpeza e eliminação de resíduos.
Alicerçada nas recomendações internacionais, a BMR Medical lança no mercado nacional o OncoSafe® Avental Hospitalar Descartável para Quimioterapia, Estéril e Não Estéril, testado para agregar segurança aos profissionais que irão manusear quimioterápicos. Para o CEO Rafael Martinelli de Oliveira, o OncoSafe® Avental irá preencher uma lacuna importante do mercado para garantir mais segurança aos profissionais de oncologia.