Home   >   notícias   >     >   Cirurgia inédita aponta cura para a incontinência urinária por urgência

Cirurgia inédita aponta cura para a incontinência urinária por urgência

Postado em: 5 de março, 2014

Cirurgia inédita aponta cura para a incontinência urinária por urgência

Três médicos, dois de São Paulo e outro de Porto Alegre, estão preparados para implantar procedimento de correção no Brasil

Neste ano, a área médica ginecológica no Brasil recebe a primeira técnica

desenvolvida no mundo

para

a correção de um problema grave, que até então não tinha tratamento, a incontinência urinária de urgência, que pode ocorrer como consequência de prolapso vaginal uterino. Para ter-se noção da importância do tratamento, basta olhar para o sintoma: perda involuntária da urina pela uretra, mais frequente em mulheres, independentemente da idade.

Este problema, que não tem incidência estimada no Brasil, é visto pelos Estados Unidos como grave, inclusive, possui orçamento anual aproximado de 15 bilhões de dólares.

“Sem nenhuma modéstia é possível afirmar que a técnica cirúrgica,

desenvolvida pelo professor e doutor Wolfram Jäger, na Alemanha, é

considerada um marco na área”, garante o doutor em urologia e diretor do setor de Neurourologia do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, Paulo Rodrigues.

Segundo o especialista, estudos mostram que a cirurgia pode corrigir até 90% dos casos. “Outra característica deste avanço é que essa cirurgia pode tratar tanto os problemas da incontinência urinária por urgência quanto a mista, que associa dois tipos de incontinência, impossibilitando o controle da urina”, explica o médico, que fará neste mês o treinamento, na Alemanha, para difundir o procedimento cirúrgico no Brasil.

Artigo salvo em: